STOCK CAR MANAGER
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Seg Ago 16, 2021 6:16 pm
Uma equipe de Stock Car precisa de vários recursos para funcionar. Genericamente, podemos dizer que tais recursos são os Físicos (motores, pneus e outros insumos), os Humanos (pessoas) e os Financeiros (patrocinadores e Premiações). Há algumas normas que devem ser seguidas sobre estes recursos, principalmente os Humanos.

Quanto aos Recursos Físicos, podemos dividi-los em: Motores, Pneus e Peças. Existem várias marcas de Motores e Pneus e estes possuem tópicos na comunidade próprios, onde podem ser assinados contratos de fornecimento. A contratação dos mesmos ocorre em um período específico entre duas temporadas, conhecido como Período de Negociações.

No tópico de Motores encontram-se várias marcas, cada uma com seu modelo. Os preços indicados para cada um serão obrigatoriamente respeitados, não havendo diminuições ou abatimentos que não sejam previamente anunciados pelo fabricante.

Critérios de Argumentação para Motores:
O critério utilizado pelos fabricantes de motores para decidir entre uma equipe ou outra em uma negociação se dará através de um sistema de pontuação, apresentado abaixo. A equipe que somar a maior quantidade de pontos será considerada melhor pelo piloto:

- Mecânicos = 4 pts. por cada ponto de atributo
- Ter engenheiro principal em condições de trabalhar no acerto do chassi durante toda a temporada = 20 pts.
- Classificação da equipe no campeonato anterior(Não válido para a primeira temporada) = 1º 26 pts,  2º 24 pts., 3º 22 pts, 4º 20 pts., 5º 18 pts., 6º 16 pts., 7º 14 pts., 8º 12 pts., 9º 10 pts., 10º 8 pts., 11º 6 pts., 12º 4 pts., 13º 2 pts., 14º em diante 0 pts.
- Equipe já foi campeã de equipes: 10 pts.
- Nunca foi campeã de equipes, mas já foi campeã de pilotos: 8 pts.
- Venceu a corrida do milhão: 5 pts.
- Nunca foi campeã, mas já venceu: 2 pts.
- Tecnologia = 5 pts. a cada ponto de tecnologia.

Observações:
- Nos critérios definidos por número de atributos, valem apenas os atributos que a equipe terá na primeira corrida da temporada;

Outras regras que devem ser observadas a respeito de Contratos com Motores:
- É proibido rescindir o contrato de um fornecedor de motor;

Sobre os Pneus, estes também possuem um tópico específico, que pode conter várias marcas. Os fabricantes fazem contratos de fornecimento para toda uma temporada, conforme detalhes esclarecidos no próprio tópico dos Pneus. Assim como nos Motores, os preços dos contratos são imutáveis.

Quanto às Peças, estas são utilizadas na manutenção dos Chassis e Motores. Existem valores referentes a conserto e reposição de peças devido acidentes:
- Toque que danifique retrovisor, capô, ou porta: $50;
- Acidente com batida leve: $100;
- Acidente com batida forte: $300;
- Acidente com capotagem: $1000;
- Acidente com capotagem grave (perda total do chassi): será cobrado valor integral de um chassi novo.($2500)

Entre os Recursos Humanos, podemos citar: Pilotos, Engenheiros e Mecânicos. Para contratar pilotos e engenheiros, é necessário sondá-los no Período de Negociações (período específico entre duas temporadas), apresentando argumentos que os convençam a assinar pela sua equipe. Cada argumento é considerado pelo piloto ou engenheiro conforme critérios a serem apresentados mais adiante neste tópico. Já os mecânicos podem ser contratados também dentro do mesmo período, embora não seja necessário argumentação.

Cada equipe pode ter apenas 2 pilotos titulares e 1 engenheiros de chassi, além de um piloto extra, em caso de contratação para a Corrida do Milhão.

Os Pilotos podem trabalhar de três formas:
- sob Contrato Fixo, de no mínimo uma temporada (12 meses fictícios) e no máximo 3 temporadas (36 meses fictícios);
- por Corrida, apenas em caso de ser na Corrida do Milhão;

Na forma de Contrato Fixo, o piloto e a equipe criam um vínculo empregatício fixo e são obrigados a cumprir o acordo assinado até o fim. Este tipo de contrato pode ser assinado apenas durante o Período de Negociações (que ocorre normalmente no intervalo entre duas temporadas). Caso uma das partes (piloto ou equipe) deseje quebrar o contrato antes do fim, terá que pagar uma multa rescisória no valor da soma de todos os salários restantes até o fim do contrato vigente.

Os Contratos Fixos poderão ter cláusulas específicas, conforme segue:
* Cláusula de desempenho: a continuidade do contrato fica relacionada ao desempenho obtido pelo piloto, exigido pela equipe, ou o desempenho da equipe, exigido pelo piloto. Exemplo: contrato de 2 anos, porém o contrato encerra após 1 ano caso o piloto não consiga pelo menos 20 pontos no campeonato;
* Cláusula de opcional: o piloto e a equipe têm a opção de renovação do contrato por um período maior, ao final de um período inicial. Porém, a soma total dos períodos não pode exceder 3 anos. A opção pela renovação deve ocorrer em conjunto entre equipe e piloto, sendo que, se uma parte não querer renovar, o contrato é encerrado automaticamente. Exemplo: contrato de 1 ano, com opção de renovação por mais 2 anos. Haverá um período específico durante o Período de Negociações para fazer a opção pela renovação ou não. Exercendo a renovação, não será permitido vender o contrato dentro do mesmo Período de Negociações. O tempo de opcional do contrato não conta para o cálculo da multa rescisória do mesmo;
* Outros tipos de cláusulas deverão ser consultadas à administração.

Na forma de contrato por Corrida, a equipe paga ao piloto pelo valor de um mês de trabalho. Este formato não cria qualquer vínculo entre equipe e piloto.

Critérios de Argumentação para Pilotos:
O critério utilizado pelos pilotos para decidir entre uma equipe ou outra em uma negociação se dará através de um sistema de pontuação, apresentado abaixo. A equipe que somar a maior quantidade de pontos será considerada melhor pelo piloto:
- Motor = 5 pts. se o motor for Toyota
- Mecânicos = 3 pts. por cada ponto de atributo
- Ter engenheiro principal em condições de trabalhar no acerto do chassi durante toda a temporada = 20 pts.
- Classificação da equipe no campeonato anterior(Não válido para a primeira temporada) = 1º 26 pts,  2º 24 pts., 3º 22 pts, 4º 20 pts., 5º 18 pts., 6º 16 pts., 7º 14 pts., 8º 12 pts., 9º 10 pts., 10º 8 pts., 11º 6 pts., 12º 4 pts., 13º 2 pts., 14º em diante 0 pts.
- Equipe já foi campeã de equipes: 10 pts.
- Nunca foi campeã de equipes, mas já foi campeã de pilotos: 8 pts.
- Venceu a corrida do milhão: 5 pts.
- Nunca foi campeã, mas já venceu: 2 pts.
- Equipe do mesmo estado do piloto, ou região nos casos do Nordeste, Norte e Centro-Oeste = 15 pts.
- Já ter tido um contrato rescindido pela equipe anteriormente ou ter tido seu contrato vendido sem o consentimento do piloto = -40 pts.
- Salário = 10 pts. a cada 10% acima do salário-base (o limite é 50% acima do salário-base)
- Tempo de contrato = 5 pts por temporada(max 3 temporadas)
- Tecnologia = 2 pts. a cada ponto de tecnologia.

Observações:
- Nos critérios definidos por número de atributos, valem apenas os atributos que a equipe terá na primeira corrida da temporada;
- Nos critérios relacionados a ter engenheiro trabalhando no acerto, caso a equipe dispense ou venda um deles durante a temporada, sem contratar um substituto que possa fazer a mesma função, será cobrado pelo piloto a multa rescisória de seu contrato (igual à soma de todos os salários até o fim de seu contrato);

- Acerca dos contratos dos pilotos, é importante frisar, que todos os contratos possuem uma cláusula que o libera do contrato, caso ele não chegue no top 15 do campeonato de pilotos, ficando assim, livre pra assinar com qualquer equipe, inclusive a que ele trabalhou anteriormente, no próximo mercado.

Outras regras que devem ser observadas a respeito de Contratos Fixos com Pilotos:
- É proibido rescindir o contrato de um piloto antes de o mesmo ter disputado ao menos uma corrida;
- É proibido rescindir o contrato de um piloto após ter exercido opção de renovação do mesmo antes de ter disputado ao menos uma corrida após a renovação;
- É proibido rescindir um contrato e recontratar o mesmo piloto nos próximos 12 meses fictícios;
- Regra da Anistia: a pontuação de -40 devido rescisão/venda indesejada de contrato anterior é eliminada das negociações caso o Piloto tenha sido contratado novamente pela equipe que rescindiu o contrato anteriormente.


Os Engenheiros, podem trabalhar de apenas uma forma:
- sob Contrato Fixo, de no mínimo uma temporada (12 meses fictícios) e no máximo 3 temporadas (36 meses fictícios), com início obrigatoriamente no próximo mês 1 fictício após a assinatura do contrato;

Na forma de Contrato Fixo, o engenheiro e a equipe criam um vínculo empregatício fixo e são obrigados a cumprir o acordo assinado até o fim. Este tipo de contrato pode ser assinado apenas durante o Período de Negociações (que ocorre normalmente no intervalo entre duas temporadas). Caso uma das partes (engenheiro ou equipe) deseje quebrar o contrato antes do fim, terá que pagar uma multa rescisória no valor da soma de todos os salários restantes até o fim do contrato vigente.

Os Contratos Fixos poderão ter cláusulas específicas, conforme segue:
* Cláusula de opcional: o engenheiro e a equipe têm a opção de renovação do contrato por um período maior, ao final de um período inicial. Porém, a soma total dos períodos não pode exceder 2 anos. A opção pela renovação deve ocorrer em conjunto entre equipe e engenheiro, sendo que, se uma parte não querer renovar, o contrato é encerrado automaticamente. Exemplo: contrato de 1 ano, com opção de renovação por mais 1 ano. Haverá um período específico durante o Período de Negociações para fazer a opção pela renovação ou não. Exercendo a renovação, não será permitido vender o contrato dentro do mesmo Período de Negociações. O tempo de opcional do contrato não conta para o cálculo da multa rescisória do mesmo;
* Outros tipos de cláusulas deverão ser consultadas à administração.

Outras regras que devem ser observadas a respeito de Contratos Fixos com Engenheiros:
- É proibido rescindir o contrato de um engenheiro durante os seis primeiros meses de contrato;
- É proibido rescindir o contrato de um engenheiro até seis meses após ter exercido opção de renovação em seu contrato;
- É proibido rescindir o contrato de um engenheiro faltando quatro meses fictícios ou menos para o seu término;
- É proibido rescindir um contrato e recontratar o mesmo engenheiro nos próximos doze meses fictícios;
- Regra da Anistia: a pontuação de -40 devido rescisão/venda indesejada de contrato anterior é eliminada das negociações caso o Engenheiro tenha sido contratado novamente pela equipe que rescindiu o contrato anteriormente.

Critérios de Argumentação para Engenheiros de Chassi:
O critério utilizado pelos engenheiros para decidir entre uma equipe ou outra em uma negociação se dará através de um sistema de pontuação, apresentado abaixo. A equipe que somar a maior quantidade de pontos será considerada melhor pelo engenheiro:
- Motor = 5 pts. se for Toyota
- Mecânicos = 3 pts. por cada ponto de atributo
- Pilotos = 4 pts. por ponto de Talento, somando os dois pilotos
- Classificação da equipe no campeonato anterior = 1º 26 pts,  2º 24 pts., 3º 22 pts, 4º 20 pts., 5º 18 pts., 6º 16 pts., 7º 14 pts., 8º 12 pts., 9º 10 pts., 10º 8 pts., 11º 6 pts., 12º 4 pts., 13º 2 pts., 14º em diante 0 pts.
- Equipe já foi campeã de equipes: 10 pts.
- Nunca foi campeã de equipes, mas já foi campeã de pilotos: 8 pts.
- Venceu a corrida do milhão: 5 pts.
- Nunca foi campeã, mas já venceu: 2 pts.
- Equipe do mesmo estado do engenheiro, ou região nos casos do Nordeste, Norte e Centro-Oeste = 5 pts.
- Já ter tido um contrato rescindido pela equipe anteriormente ou ter tido seu contrato vendido sem o consentimento do engenheiro = -40 pts.
- Salário = 10 pts. a cada 10% acima do salário-base (observar os limites máximos de salário, quando houver)
- Tempo de contrato = 5 pts por temporada(max 3 temporadas)
- Tecnologia = 4 pts. a cada ponto de tecnologia.


A respeito da Remuneração a Pilotos e Engenheiros, pode ser oferecida em uma única modalidade: salário mensal. Além disso, o salário deve respeitar os seguintes limites:
- Salário mínimo: igual ao salário-base de cada piloto/engenheiro, disponível nos tópicos específicos de Pilotos e Engenheiros;
- Salário máximo: igual a +50% do salário-base de cada piloto/engenheiro.

Os Mecânicos têm contratos sempre de 1 ano de duração, sendo as equipes obrigadas a cumpri-los do início ao fim. Os salários-base dos mecânicos são especificados em seu tópico específico. Os atributos dos mecânicos podem ser melhorados através de treinamentos. Os custos referentes as estes treinamentos, bem como os respectivos impactos sobre os salários dos mecânicos, estão especificados também no tópico de Mecânicos.

A Tecnologia da Equipe também é um ponto importante a ser comentado. Cada Equipe poderá ter pontos de Tecnologia. Quanto maior esses pontos forem, melhores computadores, ferramentas e derivados. Uma equipe com alto pondo de Tecnologia, ganhará aqueles milésimos preciosos em relação a equipes com baixo investimento em Tecnologia.
Alguns pontos são importantes quando falamos de Tecnologia:
- Tecnologia são recursos que são contratados sempre no período de negociações, e são pagos de forma mensal, por um período de um ano.
- Em hipótese alguma, os contratos poderão ser encerrados antes do tempo previsto.

Tecnologia: 0 = $0
Tecnologia: 1 = $25 pm
Tecnologia: 2 = $50 pm
Tecnologia: 3 = $100 pm
Tecnologia: 4 = $200 pm
Tecnologia: 5 = $300 pm
Tecnologia: 6 = $400 pm
Tecnologia: 7 = $500 pm
Tecnologia: 8 = $600 pm
Tecnologia: 9 = $800 pm
Tecnologia: 10 = $1000 pm

Quanto aos Recursos Financeiros, tem-se na SCM duas fontes: Patrocinadores e Premiações. Os Patrocinadores são a principal fonte de recursos financeiros, os quais injetam dinheiro nas equipes em troca de publicidade, tendo algumas exigências e objetivos. Já as Premiações são dadas ao fim de cada Etapa, dependendo da posição de cada carro na classificação final.

Os Patrocinadores são divididos em dois grupos: Principais e Secundários. Os Patrocinadores Principais são os que oferecem maiores quantias de dinheiro, porém fazendo várias exigências e traçando objetivos para a equipe. Os Patrocinadores podem oferecer contratos de até 3 temporadas, os quais podem ter cláusulas de aumento do valor dependendo do desempenho, entre outras. O desempenho da equipe e o cumprimento das exigências e objetivos também influencia na renovação ou não do patrocínio e/ou no aumento/diminuição dos valores oferecidos. Já os Patrocinadores Secundários oferecem valores bem menores, porém fazem bem menos exigências e os contratos têm duração de apenas uma temporada. Os detalhes referentes aos contratos de patrocínio encontram-se no tópico específico.

Critérios de Argumentação para Patrocinadores:
O critério utilizado pelos patrocinadores para decidir entre uma equipe ou outra em uma negociação se dará através de um sistema de pontuação, apresentado abaixo. A equipe que somar a maior quantidade de pontos será considerada melhor pelo patrocinador:
- Motor = 5 pts. se for Toyota
- Mecânicos = 3 pts. por cada ponto de atributo
- Ter engenheiro principal em condições de trabalhar no acerto do chassi durante toda a temporada = 20 pts.
- Pilotos = 10 pts. por ponto de talento, somando os dois pilotos
- Classificação da equipe no campeonato anterior = 1º 26 pts,  2º 24 pts., 3º 22 pts, 4º 20 pts., 5º 18 pts., 6º 16 pts., 7º 14 pts., 8º 12 pts., 9º 10 pts., 10º 8 pts., 11º 6 pts., 12º 4 pts., 13º 2 pts., 14º em diante 0 pts.
- Equipe já foi campeã de equipes: 10 pts.
- Nunca foi campeã de equipes, mas já foi campeã de pilotos: 8 pts.
- Venceu a corrida do milhão: 5 pts.
- Nunca foi campeã, mas já venceu: 2 pts.
- Equipe do mesmo estado do patrocinador, ou região nos casos do Nordeste, Norte e Centro-Oeste = 5 pts.
- Tecnologia = 2 pts. a cada ponto de tecnologia.

Observações:
- Os critérios acima são aplicados apenas após ser constatado que a equipe tem condições de cumprir todas as exigências do patrocinador;
- Nos critérios definidos por número de atributos, valem apenas os atributos que a equipe terá na primeira corrida da temporada.

Outra fonte de renda das equipes seriam as Premiações. Dependem da posição dos carros da equipe na classificação final das corridas, conforme abaixo:
1º = 2000
2º = 1700
3º = 1500
4º = 1200
5º = 1000
6º a 10º = 800
11º a 15º = 500
16º a 20º = 200

Observações:
- Premiações válidas somente pra quem completa a corrida (no mínimo 90% da prova).
- Caso a corrida termine antes de 75% das voltas previstas, por exemplo em um temporal, os prêmios se mantêm inalterados.


No mais, ainda existem algumas considerações importantes para planejamento da equipe:
- Os motores e pneus fornecidos pelos fabricantes podem sofrer alterações nos seus preços e atributos, ou até mesmo sair do mercado. Novas marcas podem entrar, e as antigas podem lançar novos modelos;
- Os pilotos e engenheiros podem sofrer alterações nos seus atributos, de uma temporada para outra, conforme a evolução de suas carreiras, mesmo que tenham contrato assinado com alguma equipe. No caso de Engenheiros, essa evolução ou alteração de atributos, ocorrerá anualmente, e aleatoriamente, para cada Engenheiro.
- As equipes que possuem contrato com um piloto ou engenheiro não têm qualquer preferência na renovação em relação a possíveis interessados;
- As equipes que atingirem saldo em caixa negativo estarão consideradas falidas e deixarão imediatamente o campeonato;
- Não é possível efetivar qualquer transação de mercado durante um fim de semana de corrida (período entre os treinos e a corrida).
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