STOCK CAR MANAGER
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4 - Treinos e Corridas Empty 4 - Treinos e Corridas

Qua Ago 11, 2021 3:04 pm
- Os Treinos Classificatórios e as Corridas da StockCar Manager(SCM), vão ocorrer em tópicos próprios para cada Etapa, onde teremos uma breve descrição do circuito, bem como condição da pista, metereologia, e prazos de envio dos formulários;

- Para estarem aptos a participar de uma Etapa, as equipes devem enviar formulários preenchidos em Excel, onde vão ser coletadas as informações lá contidas, e gerar a simulação;

- No início de cada temporada, cada Manager receberá um formulário para preenchimento de todos os Treinos Classificatórios. Para esse preenchimento, será dado um prazo, para que todos possam ter enviado.

- Caso chegue a data de alguma Etapa, em que o Manager não preencheu o formulário de Treino da etapa em questão, a Equipe será considerada faltosa, e não participará da Etapa;

- Caso o Manager não envie o formulário de corrida dentro do prazo estabelecido no tópico, seus carros correrão em estratégia default;

- Quando o Manager acumular 3 faltas numa temporada, sua equipe será excluída do jogo, e seus staffs estarão livres no mercado;

- O envio dos Formulários deverão ser feitas via e-mail;

Os Formulários de Treino contêm os seguintes campos:

- Comentários/Instruções: este campo pode ser preenchido livremente e podem ser indicadas instruções variadas aos pilotos/equipe em geral;
- Acertos: para cada condição de pista haverá um conjunto de sete campos (Jogo de Pneus, Freios, Suspensão, Câmbio, Aerodinâmica). No campo "Jogo de Pneus", deverá ser informado o jogo de pneus a ser utilizado no treino para a condição de pista a que se refere. Nos demais campos, deverá ser informado os acertos a serem feitos em cada um, ou se o atributo será trabalhado pelo engenheiro principal. As regras referentes aos acertos serão explicadas mais adiante neste tópico (atentar para as regras, pois nem todos os acertos disponíveis na planilha são permitidos ou possíveis).
- Cada Treino tem o Q1, Q2 e Q3, e cada Piloto vai à pista 3 vezes em cada um deles, se ele se classificar. Para cada saída do piloto, será possível enviar 3 acertos distintos, porém os mesmos acertos utilizados no Q1, serão levados ao Q2 e Q3.
- Ao final do treino, cada piloto dará um feedback com o melhor acerto que ele recebeu.

Observações:
- Caso não seja indicado nenhum acerto em algum atributo, o mesmo será setado em médio;


Os Formulário de Corrida 1 e 2(quando houver) contém os seguintes campos:

- Jogo Pneus Inicial: neste campo deverá ser indicado qual o jogo de pneus a ser utilizado na largada da corrida;
- Combustível Inicial: informar quantas voltas de combustível colocar no tanque para a largada. Os tanques de combustível têm um limite de 90 litros, portanto a equipe deve levar isso em consideração ao determinar a quantidade de combustível. Se a quantidade pretendida for maior que o limite, o carro largará com 90 litros e poderá sofrer pane seca;
- Parada: neste campo deverá ser informado em que volta se pretende fazer, bem como o tipo do pneu a colocar e quantidade de combustível(se necessário). Se for necessária uma segunda parada, informar no campo de comentários/instruções. É obrigatório informar a quantidade de combustível em número de voltas.
- Qtde Pneus: Deverá ser informado quantos pneus serão trocados nessa parada.
- Comentários/Instruções: este campo poderá ser preenchido livremente e podem ser indicadas as instruções variadas aos pilotos/equipe em geral, assim como alterações de estratégia em caso de mudanças nas condições climáticas e etc.;
- Acertos: estará agrupado um conjunto de 4 campos (Freios, Suspensão, Câmbio e Aerodinâmica), onde deverão ser informados os acertos a serem feitos em cada um, ou se o atributo será trabalhado pelo engenheiro principal. As regras referentes aos acertos serão explicadas mais adiante neste tópico (atentar para as regras, pois nem todos os acertos disponíveis na planilha são permitidos ou possíveis).

Quanto às Paradas, o participante deve informar a volta em que ocorrerá o pitstop (sendo a volta informada sempre a do líder da corrida no momento), o tipo de pneu a ser colocado (com respectiva numeração),a quantidade de pneus a serem trocados e a quantidade de combustível a colocar no tanque (em número de voltas e se for necessário). As Paradas podem ser condicionadas a fatores como: condições climáticas, posição durante a corrida, etc..

Obs.1: é importante frisar que nas paradas condicionadas a mudanças de condição de pista deverá ser indicado o momento exato em que o piloto deve entrar nos boxes (aos primeiros pingos, quando a chuva parar, quando formarem trilhos secos, etc.) ou deixar a decisão a cargo do piloto (que pode tomar a decisão certa ou não, dependendo de um teste de seu atributo Inteligência). Lembrando que quando começarem a cair os primeiros pingos de chuva a pista não necessariamente estará molhada, assim como no momento em que a chuva parar a pista ainda não estará seca.

Obs.2: indicar pneus inexistentes ou não permitidos para a corrida (exemplo: jogo de pneus utilizado nos treinos) acarretará em abandono devido problema no pitstop (caso a indicação errada ocorra na parada) ou quebra antes dos 90% de prova completados (caso a indicação ocorra no jogo de pneus iniciais).

Importante: o desempenho dos pilotos nas variadas condições de pista com os dois tipos de pneus será conforme abaixo. Um piloto que tiver atributo Chuva igual ou superior a 8 será considerado um piloto "bom de chuva".
- Pista Seca: ideal para pneus slick. Os pneus de chuva podem rodar com pista seca, porém desgastam muito rapidamente;
- Pista Meio-Seca: os pneus slicks são mais rápidos nesta condição, porém pilotos não-bons de chuva terão dificuldade em andar de slicks (aumento da chance de acidente);
- Pista Úmida: pilotos bons de chuva podem seguir de slicks normalmente, mas o desempenho será inferior ao dos pilotos com Slicks. Pilotos não-bons de chuva não conseguem andar de Slicks nesta condição, e Pilotos bons de chuva, terão dificuldade em andar de slicks (aumento da chance de acidente);
- Pista Molhada: recomendado pneus de chuva para todos os pilotos. Pilotos bons de chuva não conseguem andar de slicks nesta condição (100% de chance de acidente e abandono);

Obs.: por motivos de segurança, a CBA(Confederação Brasileira de Automobilismo) estabeleceu uma regra que impede pilotos entrarem na pista molhada com pneus slicks. Um delegado da CBA supervisionará os carros que entram na pista a cada sessão de treinos e antes do alinhamento no grid. Se nestes momentos a pista estiver na condição "molhada" e os pilotos estiveram calçando slicks, serão obrigados a retornar à garagem para a troca. Se isto acontecer em um treino, o piloto perde a sessão de treinos em questão. Caso seja na corrida, será obrigado a largar dos boxes e automaticamente gerará quebra do carro antes de completar 90% da prova.

Quanto aos Acertos, podem ser trabalhados/executados pelos engenheiros e/ou pelo próprio chefe de equipe. Cada membro da equipe possui um papel no acerto, onde os efeitos são diferentes, conforme segue:

- Engenheiro Principal: pode trabalhar em qualquer atributo do chassi, mas em apenas um atributo, e este não pode ser Aerodinâmica. Realiza um trabalho profundo no atributo escolhido, gerando um bom ganho de desempenho neste quesito;
- Chefe de equipe: pode trabalhar em qualquer atributo do chassi. Realiza um trabalho básico no atributo escolhido, podendo estar certo ou errado, dependendo do ajuste escolhido.

Regras gerais sobre acertos:
- Caso a equipe tenha mais de um carro, cada engenheiro deve trabalhar nos mesmos atributos em todos os carros. Já os chefes de equipe estão livres para fazer os acertos que quiserem em qualquer atributo, podendo ser diferentes entre carros da equipe;
- Cada equipe pode ter apenas um engenheiro principal;
- O engenheiro principal pode atuar em apenas um atributo, que não pode ser o mesmo de outra "pessoa". Apenas o chefe de equipe pode acertar mais de um atributo;
- Qualquer outra situação de acerto não permitida gerará quebra do carro;

Para cada pista, em combinação com a condição climática, existe um acerto ideal. O chefe de equipe pode acertar ou errar os acertos, causando os respectivos efeitos na performance do carro. Mais detalhadamente, existe o acerto correto, o alternativo, o parcialmente errado e o errado, que diferem um do outro devido à proximidade do acerto ideal, sendo a ordem apresentada correspondente à ordem do melhor ao pior acerto. Já os acertos feitos por engenheiros têm o "poder" de melhorar a performance do atributo além do normal, além de que o acerto do engenheiro sempre é correto.

Os efeitos dos acertos são calculados através de um fator que depende da proximidade do acerto feito em relação ao ideal, multiplicado por um fator (Y) que depende da pista e da condição climática, diferente para cada atributo, conforme segue:

Acerto pelo Engenheiro Principal =0 a 0,3 x Y(a depender do atributo do engenheiro)
Acerto correto = Y
Acerto alternativo = -0,2 x Y
Acerto parcialmente errado = -0,5 x Y
Acerto errado = -1 x Y

O resultado da multiplicação é um tempo em segundos que será somado/subtraído do tempo de volta do piloto.

Em caso de não ser feito nenhum acerto em determinado atributo, ou um acerto não permitido, automaticamente adota-se o acerto intermediário para o mesmo, causando os efeitos correspondentes na performance do carro, sejam positivos ou negativos.

Acertos possíveis:

Freios:
* Muito Dianteiro
*Dianteiro
*Equilibrado
*Traseiro
*Muito Traseiro

Suspensão:
* Mais Mole (com altura do carro maior)
* Normal
* Mais Dura (com altura do carro menor)

Câmbio:
* Relações de marchas longas
* Relações de marchas médias
* Relações de marchas curtas

Aerodinâmica:
*Ajuste na Asa Traseira de 1º à 10º.


Obs.: Após a sessão Classificatória, cada piloto vai dar um feedback, informando o melhor setup dentre os 3 que ele foi pra pista.

Outro ponto importante sobre as corridas são as Punições. Estas Punições são penalidades aplicadas aos pilotos por atitudes anti-desportivas durante as corridas. Como atitudes anti-desportivas entende-se realizar manobras que causem perigo desproporcional aos adversários, ultrapassar o limite de velocidade nos boxes, bem como violar regras como ultrapassar sob bandeira amarela, entre outros critérios definidos pela direção de prova. A penalidade para estas infrações será de stop and go de 10 segundos (entrar no box e ficar parado por 10 segundos sem que os mecânicos possam tocar no carro).

Importante:
- NÃO SERÃO ACEITOS FORMULÁRIOS ENTREGUES COM ATRASO EM HIPÓTESE ALGUMA. Por mais que o motivo seja grave ou compreensível ou por menor que seja o tempo de atraso, não haverá chance. Passou do prazo, tá fora. Portanto, procurem enviar os formulários com a maior antecedência possível.

Na fase de envio de Formulários de Treino, não serão consideradas informações preenchidas na parte de Corridas da planilha;

Após o envio de todos os formulários, a temporada iniciará com a divulgação do tópico específico da primeira corrida. Neste tópico serão divulgadas as condições climáticas e o resultado dos treinos e será especificado prazos (em torno de 3 a 4 dias) para que os participantes possam enviar seus formulários de corrida. Para isso, cada participante deverá atualizar sua planilha (já enviada anteriormente com os dados dos treinos preenchidos) com os dados para a corrida, reenviando-a ao administrador;
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